sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Cisterna

Sendo a água doce, um recurso natural escasso, as diversas questões a ela relacionadas são hoje motivo de preocupação em todo o mundo. Dentre tais questões, ganha destaque aquela que diz respeito à captação e armazenagem da água de chuva - procedimento já utilizado por antigas civilizações - para uso doméstico, industrial e agrícola.
Especificamente quanto à utilização doméstica, a água da chuva pode ser usada, por exemplo, na descarga de bacias sanitárias, na lavagem de roupas, utensílios de cozinha, na lavagem de pisos externos e calçadas, e ainda na irrigação de culturas e jardins.
A água da chuva pode ser captada de telhados e pátios, através de calhas, condutores verticais e horizontais, e armazenada em cisternas ou aljibes, denominações estas que referem-se respectivamente, a reservatórios de maior e menor tamanho.


2 comentários:

  1. Oi Arthur!

    Recebemos o convite para o seu casamento! Que legal! Adorei toda a proposta da casa ecológica de vocês. Sabia que o sistema de captação de água da chuva e aquecimento solar, são muito usados em Fernando de Noronha? Lá não existe nascentes de água e o "sol de rachar" contribui para obter energia solar.
    Também achei MUITO interessante o canteiro de bananeira para captação de esgoto.
    Tudo de bom prá vocês! Felicidades e saúde para aproveitar os bons momentos em família!
    Beijos,
    Lúcia Verschoore

    ResponderExcluir